CENTRAL DE AJUDA PROENEM

AULAS AO VIVO

Como assistir às aulas ao vivo do meu curso?

No menu localizado à esquerda, você encontrará as turmas que fazem parte do seu plano. Ao selecionar a turma de preferência, as aulas ao vivo irão aparecer ao lado direito, como mostra a imagem a seguir: 

É possível assistir uma aula ao vivo que já aconteceu?

Sim. Para assistir a uma aula que já aconteceu, basta você navegar através das semanas ou calendário que se encontra na tela do plano de estudos. Ao fazer isso, observamos as aulas que aconteceram naquele determinado dia, como também os conteúdos associados. Caso você tenha perdido alguma aula ao vivo, fique tranquilo, pois elas sempre ficam salvas na nossa plataforma. 

Onde encontro o material que o professor usou durante a aula?

O material utilizado pelo professor naquela aula pode ser encontrado em “material complementar”. 

Para baixar o material complementar, siga estes passos:

1 – Clique em cima da aula;

2 – No menu ao lado direito, clique na seta para baixo;

3 – Escolha qual material você deseja baixar;

4 – Clique na opção escolhida, abrindo uma nova página;

5 – Na parte superior direita da tela, clique no ícone da setinha;

6 – O download se iniciará.

O que são “vídeos relacionados”?

Ao selecionar uma aula, será aberto um menu ao lado direito, no qual se encontram os “vídeos relacionados”. Esses são os vídeos teóricos que explicam de forma detalhada determinado assunto; assim, os nossos alunos podem assistir de uma forma completa às explicações sobre o tópico abordado durante a aula que aconteceu ao vivo.

Qual é a diferença entre a “apostila” e o “material complementar”?

O material complementar é aquele utilizado pelo professor nas aulas ao vivo sendo disponibilizado no formato PDF. Normalmente, é disponibilizado um pouco antes de a aula começar, para que os nossos alunos identifiquem o que será tratado durante o período ao vivo, podendo ver o que será trabalhado durante a aula e mapear as principais dificuldades que surjam sobre aquele determinado tópico.

A apostila nada mais é do que a parte teórica do assunto. Nela encontramos o conteúdo na forma escrita com uma linguagem que os editais e a banca cobram. A sequência didática presente no arquivo é composta por: conteúdo teórico, exercícios com as resoluções na forma escrita, bloco de questões com níveis de dificuldade diferentes e questões desafios. Ou seja, um planejamento pensado na sua aprovação. Ah, tanto a apostila quanto o material complementar da aula podem ser baixados e impressos. 

Onde encontro a lista de exercícios que os professores corrigem nas aulas de monitorias?

As listas são disponibilizadas dentro da aula de monitoria; basta avançar em seu cronograma até o dia em que a aula de monitoria está agendada para ocorrer, para resolver a lista de exercícios. Veja seguir um print de onde encontrar a lista.

Qual a diferença entre o “modo estudo” e “modo prova” nas listas de exercícios?

Existem duas formas de resolver as questões pertencentes às listas de exercícios: modo estudo ou modo prova. 

Quando você clica em alguma lista para realizá-la e seleciona a opção de “resolver lista”, uma nova janela aparece na sua tela perguntando em qual modelo você gostaria de fazer as questões.  

No modo estudo, o tempo de execução dos exercícios é livre, ou seja, você pode realizá-los sem se preocupar com um tempo final. O gabarito das questões aparece ao final de cada questão que foi respondida pelo aluno, que pode, assim, ver como se resolve aquela questão em vídeo. Esse modo permite que você identifique quanto tempo foi necessário para fazer aquelas questões, o que ajuda, dessa forma, no seu planejamento diário de resolução de exercícios. 

Já no modo prova, existe um cronômetro progressivo mostrando a duração de execução daquela lista, e você só consegue ver o gabarito certo da questão ao final. Por isso, é importante reservar um tempo e realizar as questões nesse modo em um momento oportuno que minimize os obstáculos a serem enfrentados durante a execução.